O Príncipe da Vila


Há alguns anos, um certo rapaz negro, Edson Arantes, fez sucesso no futebol Mundial. Ganhou tudo que poderia ter ganho na sua época. Campeonatos regionais, Brasileiros, Libertadores, Campeonatos Internacionais, Copa do Mundo. Tudo! Foi uma lenda viva. Encantava com a sua arrancada fulminante. A sua facilidade em chutar de igual forma com o pé esquerdo e o pé direito. Marcava de dentro da área, de fora da área, de cabeça, de bicicleta. Até penalti já defendeu, vejam bem. Pelé, o Rei. O melhor para muitos. O segundo melhor para outros tantos.

Desde então, espera-se a chegada do ‘Novo Pelé’, assim como os Rubro-Negros esperam a chegada do ‘Novo Zico’. E surgiram algumas promessas. Diego, Robinho, Ganso…Mas nenhum destes três possuem a magia que possui Neymar. Ousadia e Alegria, o seu lema. Neymar faz valer o ingresso para o jogo. Jogadas e gols espetaculares. Fintas de deixar o adversário em estado de nervos. Vamos admitir, o moleque joga!
A grande questão é que a mídia Brasileira é capaz de estragar qualquer bom jogador que apareça, rotulando desde o início como ‘O novo cara’. O Rafinha, do FLA, que fez três grandes exibições nos últimos jogos, já está sendo chamado de ‘Neymar da Gávea’. Vamos com calma!

Neymar tem potencial para ser tudo o que já prometeu. Poxa, mas o cara é um rapaz de 21 anos. Não mostrou ainda serviço na selecção Brasileira, é certo. Mas ainda tem muito tempo para provar o que vale. Não vamos estragar um jogador que tem qualidade para ser um jogador fora de série. Quem sabe até, melhor do Mundo.

Não procuremos encontrar o ‘Novo Pelé’, porquê igual a esse, nunca haverá. Pelé foi um dos muitos fora de série que existiram no Futebol. Eusébio, Maradona, Zidane, Cruijff,  todos eles foram monstros do Futebol. E não vemos ninguém criando o ‘Novo Eusébio’. Ou o ‘Novo Zidane’.

O prazer e a realização de cada jogador, é deixar o seu NOME marcado para sempre na história do Futebol. Não vamos fazer do Neymar o ‘Novo Pelé’ ou o ‘Novo Robinho’. Vamos deixar o Neymar, ser o Neymar!

Igor Costa
Copyright © 2012 O Bom Jogador .